Fortran 2011

Fortaleza sediará, entre os dias 28 de setembro e 1º de outubro, o Fortran 2011 – Fórum Brasileiro de Valorização e Preservação da Vida no Trânsito. O evento, em sua primeira edição, será realizado no auditório do Sebrae/CE. Promovido pelo Instituto Brasileiro de Defesa da Cidadania – Ibradec, o FORTRAN 2011 tratará de temas ligados diretamente ao cotidiano de grandes cidades, como trânsito e saúde pública; transporte público com qualidade antes e após a Copa de 2014; acidentes e o impacto na Previdência social; trânsito e meio ambiente.

Os palestrantes serão o deputado federal Artur Bruno, o presidente da Etufor, Ademar Gondim; a promotora de Justiça de Defesa da Saúde Pública, Isabel Pôrto; o titular da Secretaria do Meio Ambiente e Controle Urbano do Município – Semam, Deodato Ramalho; e a professora da Universidade Federal do Ceará, Gislene Macedo. Todas as palestras serão seguidas de debates com especialistas nos temas abordados e autoridades públicas ligadas às áreas em discussão.

O Fórum é uma iniciativa da sociedade civil organizada, e conta com o apoio do Ministério Público do Ceará e do Governo do Estado, através da Secretaria de Infraestrutura e do Detran/CE. Ao final será elaborada a Carta do Fortran com proposições concretas de soluções de médio e longo prazo para o problema do trânsito. “Nossa ideia é começar por Fortaleza e, então, expandir estas discussões para todo o país”, afirma o presidente do Ibradec, Max Swell Veras Ribeiro. Segundo ele, o evento não abordará apenas a mobilidade urbana. “O que vamos oferecer é um espaço para discutir o trânsito e suas implicações ambientais, sociais, econômicas e até mesmo de saúde pública. Vamos discutir temas que visam trazer a sociedade para uma reflexão e ação conjunta em prol da vida”, disse.

Mortes no trânsito

Em março de 2010, a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) proclamou o decênio 2010-2020 como Década Mundial de Ações Para Segurança no Trânsito.  Atualmente, registram-se mais de 1 milhão e 300 mil mortes por ano e milhões de pessoas feridas, algumas incapacitadas permanentemente, atingindo de forma majoritária aquelas na faixa etária de 15 a 44 anos de idade.

De acordo com a seguradora que administra o DPVAT, todos os dias são pagas de 900 a mil indenizações a vítimas de acidentes de trânsito no Brasil. Do total de indenizações pagas em 2010, 61% envolviam motos e 31% carros. O número de mortes é, é média, de 160 a cada dia.

Anúncios

2 respostas em “Fortran 2011

  1. Pingback: Redes Sociais e Trânsito é tema de debate em Fortaleza | Fortran 2011

  2. Pingback: Redes Sociais e Trânsito é tema de debate em Fortaleza | Fórum de Valorização e Preservação da Vida no Trânsito - FONTRAN 2012

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s